No próximo sábado, dia 14 de janeiro de 2023, vai decorrer em Elvas a Cerimónia Comemorativa do 364.º Aniversário da Batalha das Linhas de Elvas.
De acordo com a nota remetida à nossa redação pelo Exército Português, o programa oficial da Cerimónia tem início, às 10h00, com a romagem ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, seguindo-se romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque de Ribafria, ferido mortalmente nessa batalha.
Destaca-se a cerimónia militar na Praça da República, às 11h30, durante a qual será feita a evocação histórica da Batalha das Linhas de Elvas e uma alocução pelo Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Elvas, a que se seguirá o desfile das Forças em Parada.
Apontada como uma das mais importantes Batalhas da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da cidade de Elvas. Foi a primeira batalha desta guerra ocorrida em território português, sendo considerada a primeira grande vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos, contribuindo decisivamente para a Restauração da Independência de Portugal.
Programa:
10h00 – Romagem ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas
10h30 – Romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque de Ribafria
11h30 – Parada das Forças Militares e Militarizadas na Praça da República