Administração dos Portos de Sines e do Algarve vai receber pelo menos, 20 milhões de euros da ‘bazuca’ europeia que serve para pagar o investimento na modernização da infraestrutura portuária de Sines com vista à sua descarbonização.
O dinheiro não vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas do REACT-EU, nome do envelope menos conhecido do instrumento NextGenerationEU que a Europa montou para recuperar da pandemia Covid-19.
O programa Compete 2020 fez o lançamento do convite para apresentação de candidatura à Administração dos Portos de Sines e do Algarve a 19 de janeiro. Segundo o programa responsável por estas verbas do REACT-EU, este apoio de natureza não reembolsável pode vir a ser reforçado.
Os fundos europeus permitem apoiar investimentos já em curso na construção e modernização de infraestruturas e na instalação e substituição de equipamentos uma vez que são elegíveis as despesas realizadas e precisamente pagas pelo beneficiário no período entre agosto de 2022 e dezembro de 2023.
Leia a notícia completa em Expresso