A Força Aérea Portuguesa irá acolher, de 09 a 23 de maio, na Base Aérea N.º11, em Beja, o exercício Hot Blade 2018 (HB18).
Este exercício multinacional surge no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA), e será planeado sob a égide do Comando Aéreo.
A edição deste ano envolve, além da Força Aérea e do Exército de Portugal, a participação de forças militares de Bélgica, Alemanha, Hungria, Holanda e Eslovénia, que ficarão sediados na BA11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Sul de Portugal Continental. Neste exercício estarão presentes 1200 militares e 29 aeronaves.
O objetivo global deste exercício é o de obter um elevado nível de interoperabilidade entre as aeronaves dos Estados-Membros da EDA, expondo as tripulações a um ambiente operacional complexo, no qual poderão treinar procedimentos e táticas, de forma dotá-las das qualificações necessárias à realização de operações nos atuais teatros de conflito internacionais e missões de apoio humanitário.
As missões vão ter lugar por todo o País, dia e noite, no ar, em terra e no mar, tendo sido planeadas de modo a não afetar o meio ambiente e a população.