Secretariado da Pastoral do Ensino Superior de Beja e pela Cáritas Diocesana de Beja promovem hoje, com início às 19.15H, um Encontro pela Paz.
Os promotores apelam à participação de todos nesta iniciativa em prol da paz, congregando esforços e oração pela Ucrânia.
O ponto de encontro será a Igreja do Carmo, em Beja.
Entretanto foi lançada hoje a campanha de recolha de fundos monetários “Cáritas Ajuda Ucrânia” com um momento de oração, associando-nos ao apelo do Papa Francisco. Este momento vai de ocorrer na sede da Conferência Episcopal Portuguesa.
Os meios de doação serão os donativos online para esta campanha com um período de angariação de 4 semanas, com início a 2/3 e fim a 30/3 através do site www.caritas.pt emergências internacionais e as transferências bancárias através da entidade 22 222 e referência 222 222 222 ou do IBAN PT50 0033 0000 0109 0040 1501 2. Esta é a conta destinada a Emergências internacionais e está permanentemente no site da Cáritas Portuguesa em: https://caritas.pt/transferencia-e-multibanco/;
A Cáritas tem consciência da disponibilidade imediata para a recolha de bens e géneros, para o qual a sociedade civil está a mobilizar-se e a organizar-se em inúmeras as iniciativas que já estão em curso e cujos gestos de proximidade são importantíssimos (e de uma nobreza sem paralelo), mas as grandes questões a resolver carecem de meios a longo e médio prazo e que carecem de contratação de profissionais e muito apoio financeiro para responder aos vários problemas colocados.
Assim e como é política da rede Cáritas, não iremos proceder ao envio de bens para a Ucrânia ou países vizinhos, que já têm campanhas em curso nesse sentido e cujos problemas no envio de bens em grande quantidade são conhecidas (dificuldades logísticas, capacidade de receção local, no caso, contexto de guerra…) que podem colocar muitos bens doados sem condições de chegar aos destinatários.
Na Ucrânia, a Cáritas Ucrânia e a Cáritas SPES (existem duas Cáritas nacionais por causa dos ritos), têm desde 24 de fevereiro uma resposta de assistência humanitária que pretende abranger 5000 famílias (13 mil pessoas).
Estão a prestar serviços de receção a deslocados / serviços de transporte / evacuação de crianças e proteção / abrigo coletivo (dormida, refeição, higiene,) / estrutura residencial para crianças / apoio psicossocial.
Toda esta resposta assenta em 19 centros e 22 grupos espalhados por todo o país.
Nos países que fazem fronteira com a Ucrânia (Polónia, Eslováquia, Roménia e Moldávia) as Cáritas estão a acolher refugiados que atravessaram a fronteira.
Nenhuma destas Cáritas solicitou solidariedade internacional em forma de bens ou voluntários.
Não existe para já qualquer programa/enquadramento nacional/europeu para a receção de famílias ucranianas refugiadas em Portugal, mas estamos a acompanhar esta situação.
Também como política da rede Cáritas, porque está implementada no mundo antes, durante e após as emergências, não estão previstas ações de envio de voluntários. A situação no terreno é complexa e, como referimos, não houve qualquer apelo.
De referir que a Cáritas Portuguesa, através do seu Fundo de Emergências Internacionais, vai comprometer-se com uma doação de 20 mil euros, diretamente para a Cáritas da Ucrânia, para contribuir que as pessoas sejam cuidadas e protegidas.
Informação – Cáritas Beja