No dia 19 junho, às 10h, o Município de Beja, vai promover mais uma visita às suas aldeias, através do projeto “Pelas Aldeias de Beja – Visitas guiadas pelo património” e neste sentido, junho é o mês de descobrir histórias e espaços de Baleizão.
As visitas têm uma duração de 2h30, e serão acompanhadas por um, ou mais, guias especializados na história local.
Nestas visitas, serão abordadas “memórias de um tempo mais próximo, de resistência e capacidade de superação dos assalariados rurais perante as desigualdades sociais e o autoritarismo do Estado Novo, universalmente simbolizadas pela memória de Catarina”, contando o que se conhece da história de Baleizão, percorrendo os caminho entre a Aldeia Nova e a Aldeia Velha, não esquecendo as “memórias da arqueologia, das igrejas e de outros espaços que durante séculos marcaram as vivências das suas comunidades”.
O Município, pretende assim, ao longo de quinze meses desafiar os habitantes e visitantes do Concelho a descobrirem as aldeias envolventes, através de propostas de visitas ao património edificado.
Serão ainda “privilegiados os marcos arquitetónicos, a traça do casario e os estabelecimentos tradicionais, ainda em uso ou já abandonados, mas também as histórias que povoam ainda a memória dos habitantes, recuperando a tradição oral e o património mais imaterial que estes lugares evocam”, avança o município, na sua página oficial.
Após a visita os participantes serão convidados a almoçar num estabelecimento local, de forma a descobrirem alguns segredos gastronómicos, para lá da cidade de Beja.
As inscrições são limitadas a 20 pessoas e devem ser feitas por email: turismo@cm-beja.pt ou pelo telefone: 284311913.