12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Beja destaca-se no combate ao desperdício alimentar com duas unidades premiadas

O distrito de Beja está a contribuir ativamente para o combate ao desperdício alimentar, com duas empresas locais a ostentarem o cobiçado selo “Produção Sustentável, Consumo Responsável”. Uma unidade de turismo rural, localizada no concelho de Beja, e um supermercado em Aljustrel fazem parte da lista restrita de 37 empresas nacionais que receberam este reconhecimento.

O selo foi criado em 2021 pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) e destina-se a premiar as empresas que promovem iniciativas alinhadas com os objetivos estratégicos da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar. 

Das 37 empresas reconhecidas com o selo, 18 pertencem ao setor do retalho, três estão ligadas à transformação e agroindústria, oito são organizações e associações, seis operam no canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e duas estão relacionadas com a produção primária. Este reconhecimento é uma forma de dar visibilidade às boas práticas e incentivar outras empresas a adotarem medidas sustentáveis no combate ao desperdício alimentar.

A CNCDA salienta a importância de divulgar o Selo Distintivo da Comissão Nacional nos próximos meses, especialmente numa altura em que a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar está a ser revista. O objetivo é sensibilizar cada vez mais operadores económicos para a problemática do desperdício alimentar e encorajar a implementação de ações concretas para combater este problema.

Populares