12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Beja e Évora entre as regiões com os preços de Gás mais altos!

O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 5% em dezembro, face a novembro, com aumentos em todos os derivados de petróleo, exceto no combustível para aviação, que diminuiu 2,1%, divulgou hoje Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, em dezembro, o consumo global [de combustíveis derivados de petróleo] aumentou 31,31 kton [quilotoneladas] face ao mês anterior.

Embora pouco diferenciados, os preços médios de gasolinas 95 e gasóleos simples revelam algumas diferenças regionais. Em dezembro, a diferença de valor entre o preço médio nacional e o preço médio nos distritos portugueses para a gasolina simples 95 e para o gasóleo simples é genericamente mais elevada nos distritos de Beja, Bragança e Faro. Braga, Castelo Branco e Coimbra são os distritos que apresentam combustíveis rodoviários (gasolina e gasóleo) mais baratos, em Portugal Continental. Em dezembro, a diferença de preços médios por litro dos combustíveis rodoviários em Portugal continental é inferior a 5 cêntimos por litro, na gasolina e no gasóleo, respetivamente.

Embora pouco diferenciados, os preços de GPL engarrafado (butano e propano) revelam algumas diferenças regionais. Em dezembro, as maiores diferenças face aos preços médios nacionais são observadas em Leiria, Beja e Évora. Também os distritos de Faro, Setúbal, Santarém e Coimbra apresentam preços mais elevados face à média nacional. Contrariamente, os distritos de Braga, Viseu e Vila Real apresentam os preços de GPL engarrafado mais baixos. Também os distritos de Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo e Bragança apresentam preços mais baixos face à média nacional.

Em dezembro, o consumo de combustíveis derivados do petróleo, considerando o cabaz de gasolina, de gasóleo, de jet e de GPL, aumentou face a novembro.

Fonte: ERSE

 

Populares