Oito em cada dez bejenses solicitam crédito habitação para adquirir casa. Os restantes dois são com a finalidade de construção de transferência, indicam os dados do Barómetro de Crédito Habitação 2021 do ComparaJá.
Segundo o Barómetro, no distrito de Beja “há uma forte procura por crédito para aquisição ‘simples’ de imóvel, apresentando valores residuais nos restantes serviços de crédito habitação que a plataforma disponibiliza”.
A mesma fonte revela que, em Beja, a tipologia de imóvel preferida é o T3, já que 53% das pessoas naturais deste distrito optam por casas com três quartos.
Além disso, Beja é o quarto distrito onde as pessoas mais optam por este tipo de habitação, ficando apenas atrás de Braga (63%), Vila Real e Viana do Castelo.
Beja é, também, o distrito com mais jovens, até aos 30 anos, a solicitar um crédito habitação.
Da população bejense que utilizou a plataforma digital do ComparaJá, no primeiro semestre de 2021, 29% tem menos de 30 anos. Esta percentagem deixa todos os outros distritos atrás, no que diz respeito a esta faixa etária específica.
Beja é, ainda, o segundo distrito do país, onde mais se pede um crédito habitação entre os 125 mil euros e os 175 mil euros, ficando, apenas, atrás do distrito de Faro.
Um outro fator que destaca o município do Baixo Alentejo neste barómetro tem que ver com o LTV (Loan-to-value), dado que os bejenses são das pessoas que mais percentagem do valor total do imóvel pedem.
In https://alentejo.sulinformacao.pt/