Em Portugal, no mês de novembro de 2022,mais de 95 mil familias beneficiavam do Rendimento Social de Inserção, um número que aumentou face ao mesmo período do ano anterior.
O Rendimento Social de Inserção – ou RSI, como é conhecido – foi criado para assegurar condições mínimas de subsistência a cidadãos ou a famílias em risco de exclusão social e destina-se a cidadãos com residência em Portugal e que tenham baixos rendimentos..
De acordo com os dados recentemente divulgados pela Segurança Social, nos três distritos do Alentejo, Beja, Évora e Portalegre, ao mês de novembro de 2022, havia mais de 10000 pessoas a receber este apoio social.
No distrito de beja são 4763 pessoas que beneficiam deste rendimento, um número que aumentou face a outubro de 2022-4753.
Relativamente ao distrito de Évora, o que apresenta um menor número d ebeneficiários desta prestação, em novembro de 2022 tinha 2830 pessoas a receber este subsídio, ainda assim mais 30 pessoas que em outubro.
No que diz respeito a Portalegre, em novembro havia 2897 a receber o RSI, mais do que em outubro, altura em que se registavam 2795.
Fonte/Dados: Segurança Social