O mês de junho caracterizou-se como extremamente quente e seco. Junho 2015 é o mais quente dos últimos 10 anos e o 5º mais quente desde 1931, sendo que valor médio da temperatura média do ar, 21.85 °C, foi muito superior ao valor normal, com anomalia de +2.42°C.
Durante o mês de junho ocorreram 2 ondas de calor, uma nos primeiros dias do mês, em geral entre 3 e 10, que afetou grande parte do território (exceção para litoral Norte e Centro) e parte do Algarve e outra entre os dias 25 e 30 e que afetou apenas as regiões interiores do Norte e Centro. O valor médio da quantidade de precipitação em junho, 20.5 mm, foi inferior ao valor médio (32.2 mm) correspondendo a cerca de 60% do normal. Nos últimos 7 meses os valores da quantidade de precipitação mensal têm sido sempre inferiores ao normal, pelo que se mantém a situação de seca meteorológica em todo o território do Continente. No final de junho 32% do território estava em situação de seca fraca a moderada e 68% do território estava em situação de seca severa a extrema.
No que concerne às temperaturas máximas, foi Beja que atingiu o valor mais alto em Junho, 43,2ºC, seguindo-se Portel com 42,9ºC., tal como demonstra a tabela que de seguida disponibilizamos:
Fonte:IPMA