O Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja comemorou hoje os sete anos da elevação pela Unesco do Cante Alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
Pela amanhã deste sábado realizou-se um grande desfile do CANTE com a participação dos seguintes grupos:
Grupo Cantadores N S das Neves
Cantadores de Beringel
Cantadores do Desassossego
Douradas Espigas
Grupo Coral Moços Do Penedo-Gordo
Moços da Aldêa
Grupo Coral de Baleizão
Grupo Coral Masculino de Grupo Coral de Mombeja
Grupo Coral Misto Searas Ao Vento da Aldeia da Trindade
O Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja resulta da vontade do Município de Beja, da UNESCO, e parceiros como a DRCA, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA-STE, Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo, em salvaguardar e promover as várias manifestações do património cultural intangível.
Ao englobar este conjunto de instituições que actuam em diversos domínios da Cultura, e em várias geografias, este Centro UNESCO estará mais do que capacitado para dar resposta aos problemas que estes patrimónios, mais transientes que os imóveis, exigem.
Da música à gastronomia, do saber-fazer tradicional aos contos e histórias populares, o âmbito de acção deste Centro pretende ser diverso mas incisivo. A salvaguarda e a valorização, isto é, conseguir que estas histórias, estes saberes, possam chegar a mais gente, são os objectivos fundadores desta entidade. Ao atingi-los estaremos certamente a preservar a memória das comunidades e povos e a garantir a preservação da diversidade cultural.