A Base Aérea N.º 11 de Beja vai acolher a partir de 2023 cinco aviões de transporte KC-390, adquiridos à empresa brasileira Embraer.
Para que tal seja possível a Força Aérea Portuguesa (FAP) está a realizar obras de mais de 11 milhões de euros na base alentejana.
Os trabalhos de beneficiação da BA11 destinam-se a acolher os modernos aviões e começaram e devem estar concluídos até ao final deste ano. As obras representam um investimento superior a 11 milhões de euros, segundo o “Diário do Alentejo”.
A FAP revelou ao jornal que está a ser edificado, de raiz, um edifício para alojar a nova esquadra de voo e todo o sistema de treino. Os trabalhos na BA11 abrangem ainda a construção de um armazém para os equipamentos de apoio em terra, já concluído, e a remodelação de um hangar adequando-o às novas aeronaves.
Portugal negociou em 2019 a compra de cinco aviões KC-390 Millenium, que irão substituir os Hércules C-130. A aquisição das aeronaves e do equipamento, além de outras despesas, incluindo infraestruturas, representam um investimento de 827 milhões de euros.
A primeira aeronave KC-390 será entregue em 2023 e as restantes uma por ano, até 2027. Prevê-se que a nova esquadrilha na BA11 possa ter até 135 militares, esperando-se que já em 2023 sejam colocados 55 desses militares em Beja.
C/ Rádio Plánicie e “Diário do Alentejo”