O Clube Vale de Choupos Spot Golfe nasceu em Beja há nove anos, fruto da vontade de um grupo de pessoas apaixonadas pela modalidade. Lourenço Mestre, um dos fundadores do clube é o proprietário do espaço. Henrique Medeiros, outro dos fundadores, é o atual presidente, já com dois anos de mandato.
Em entrevista ao Diário do Alentejo, Lourenço Mestre refere “Numa cidade destas, foi arriscado [criar o clube] porque o golfe era conhecido como um desporto elitista, praticado por pessoas muito ricas, mas não é bem assim como as pessoas, às vezes podem pensar, e nós já temos vários jogadores”. Henrique Medeiros acrescenta que se construiu também “a ideia de que era um jogo de velhos e a verdade é que hoje já se veem muitos jovens a competir”.
Com este projeto, ambos pretenderam mudar mentalidades e incentivar à prática da modalidade.
Em 2011 foi inaugurado o campo de treinos na propriedade de Lourenço Mestre. “O ‘driving range’ aparecem, segundo referem ao DA, para angariar novos membros, porque como o golfe é uma modalidade que não é praticada nestas regiões do interior, tem que existir um campo de treino e este ‘driving’ surge aqui precisamente para captar essas pessoas.
O nome do Clube deriva da denominação da propriedade onde existe o ‘driving’ e, daí para a frente, os eventos começaram a ser organizados.
Atualmente, este projeto pioneiro no Baixo Alentejo, tem cerca de 50 sócios, 25 dos quais praticantes. “
Ainda assim, para um dos fundadores, Henrique Medeiros a evolução do clube nãpo tem sido a desejada: “Na minha opinião, não tem evoluído como seria desejável. Nós não tínhamos onde bater bolas e o Lourenço Mestre investiu, na sua propriedade, construindo um ‘driving range’ com capital próprio, e as pessoas não mostraram a adesão que a modalidade merecia”.
O ‘driving range’, neste momento, está em reestruturação mas, no futuro, as pessoas poderão associar-se ao clube .
Os responsáveis esperam que reabra com mais força, porque o objetivo é confraternizar com outros clubes e participar em torneios .
Fonte/Foto: Diário do Alentejo