O Departamento de Segurança privada da Polícia de Segurança Pública notificou a Câmara Municipal de Beja para retirar segurança privada do Parque Fluvial de Cinco Reis, referindo que “em locais de acesso não condicionado não é permitida a presença de elementos de segurança privada”.
Desta forma, a autarquia explica, em nota, que foi “retirado o elemento da empresa de segurança no “Parque Fluvial dos 5 Reis”, contratado pelo Município na sequência de procedimento de consulta prévia”.
“A CM Beja tinha contrato, desde 1 de julho de 2020, para vigilância e salvaguarda das instalações de que é proprietária no Parque, até 15 de setembro das 15.00 às 21.00 e das 0.00 às 6.00 e, depois dessa data, das 0.00 às 6.00”.
Assim, o Parque Fluvial dos Cinco Reis deixa de ter “vigilância sobre as instalações existentes no Parque nas 12 horas diárias em que a mesma estava garantida desde a abertura do equipamento”, cabendo “exclusivamente à GNR patrulhar o espaço, e salvaguardar os equipamentos municipais instalados, com a passagem regular de militares da corporação”.
Recorde-se que, como a RC noticiou, o município de Beja tinha solicitado ao Comando Territorial de Beja da GNR serviços de militares da corporação, mediante o pagamento de gratificados, de forma a garantir a vigilância e segurança do Parque e a uma semana da abertura do espaço o Comando Territorial fez saber que não conseguiria assegurar o serviço.