O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, recebe amanhã, quinta-feira, dia 30 de março, às 21:30h, a conferência “Posse e uso da terra: a degradação dos recursos naturais no Baixo Alentejo”, da investigadora Maria José Roxo.
Segundo site oficial do Município de Beja, asta conferência faz parte do ciclo “Terras e Paisagens no Sul”, projeto desenvolvido pela EDIA, pela Câmara Municipal de Beja e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e apoiado pela Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e pela Universidade Sénior de Beja.
Segundo o o jornal Sul Informação, o objetivo da conferência passa por dar a conhecer a forma como a paisagem alentejana se foi desenvolvendo e como as suas gentes se foram moldando.
As políticas agrícolas que, ao longo do tempo, têm promovido a exploração da terra serão um dos assuntos abordados durante a conferência de amanhã, explica a mesma fonte, que adianta ainda que os solos do Baixo Alentejo têm sofrido erosão acelerada e perda de fertilidade, potenciadas pela agricultura intensiva da região.
Durante esta conferência, vão também ser abordadas as mudanças climáticas e a exploração em excesso dos recursos hídricos, que têm levado a uma redução da água disponível, o que afeta a agricultura, os ecossistemas e as comunidades locais. A análise deste tema vai centrar-se nas Serras de Serpa e de Mértola.
Maria José Roxo, a oradora, é professora catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS NOVA e membro da Academia de Ciências de Lisboa.
Esta conferência tem entrada livre e poderá também ser acompanhada em direto através do canal de YouTube da Câmara Municipal de Beja, disponível em: https://www.youtube.com/@CMBeja/streams.
Fonte: Município de Beja, Sul Informação, Tribuna Alentejo