A ERSE revelou hoje que o consumo de combustíveis em Portugal teve um aumento de 7% em junho. No entanto, face ao mês anterior, houve uma queda de 11,6%. Os dados mostram que o consumo de jet, gasolina, gasóleo e GPL registaram aumentos em relação ao ano passado, o consumo registado em junho de 2023 foi 7% superior ao de junho de 2022, com um aumento no consumo de jet [combustível para aviões] +10,7%, de gasolina +9,1%, de gasóleo +5,3% e de GPL +5%. Em contraste, em relação ao mês anterior, o consumo global diminuiu, com exceção do consumo de jet, que aumentou 2,4%.
Comparando com o período pré-pandêmico de 2019, o consumo em junho deste ano foi superior. A ERSE informou que os preços de venda ao público da gasolina e do gasóleo aumentaram em relação ao mês anterior, seguindo a tendência dos mercados internacionais. Os hipermercados ofereceram os preços mais competitivos nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’.
Em relação aos preços por região, os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco tiveram os preços mais baixos de gasóleo e gasolina em Portugal continental, enquanto Beja, Lisboa e Bragança apresentaram os preços mais altos. Quanto à garrafa de GPL, Braga, Viseu e Porto tiveram os menores custos, enquanto Beja, Faro e Leiria tiveram os preços mais elevados.