As silarcas são tão afamadas que a Cabeça Gorda, Concelho de Beja, realiza, anualmente, o Festival da silarca, este ano nos dias 3, 4 e 5 de março – onde se pode desgustar a grande variedade de pratos que as integram e, acompanhado por biólogos experientes, pode participar na sua apanha, no Parque Micológico que a localidade possui.
A silarca ou Tortulho (Amanita Ponderosa) é uma espécie de cogumelo que vive em simbiose com a azinheira e o sobreiro e pode ser encontrada, no mês de março, nos montados alentejanos. Cabeça Gorda, no concelho de Beja, volta a promover o Silarca Festival do Cogumelo. Esta é já a nona edição e “são esperados muitos visitantes nestes dias em que se promove o património natural da freguesia”.
Organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, este festival procura explorar de forma pedagógica e gastronómica o potencial dos recursos silvestres, com particular enfoque no cogumelo, Amanita Ponderosa – Silarca, que dá nome ao Festival desde 2014.
O Silarca Festival do Cogumelo terá as tradicionais tasquinhas típicas para degustação de cogumelos nas suas diferentes formas, Showcookings, workshops, passeios micológicos, conferências, palestras, mercadinho de produtos regionais e artesanato e espetáculos musicais, entre tantas outras atividades repletas de animação.
Serão igualmente valorizados os “apanhadores” de Silarcas, e haverá a tradicional Lota Micológica, onde os visitantes poderão adquirir as Silarcas, devidamente certificadas.
Fonte: Junta de Freguesia de Cabeça Gorda