O Tribunal de Família e Menores e do Trabalho de Beja, que funcionam há três anos em instalações provisórias, vão mudar para uma caserna do Regimento de Infantaria (RI) 1.
De acordo com a notícia avançada pelo Lidador Notícias, o motivo desta mudança prende-se pelo fato de ter finalizado o contrato de locação com a empresa JARamos, de Vila Viçosa, que termina no próximo dia 15 de setembro, e que após o lançamento de um novo concurso, esta empresa saiu derrotada.
De acordo com a mesma fonte, em abril do corrente ano o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) lançou um novo concurso, com uma base superior a 560 mil euros, e que foi ganho por uma empresa de origem espanhola. Os gestores da empresa ganhadora abordaram a administração da JARamos, conforme avança o LN, que não se mostrou disponível para vender os contentores, o que inviabiliza a manutenção das atuais instalações.
O IGFEJ tentou ainda junto da Câmara Municipal de Beja a cedência de um outro terreno para que a empresa espanhola instalasse os seus contentores, mas a autarquia mostrou-se também indisponível,
Assim, dado o fim do contrato com a empresa de Vila Viçosa a 15 de setembro, qie procederá à desmontagem dos contentores apenas nesta data, por forma a que a nova empresa possa fazer a sua instalação, havia a necessidade de garantir um espaço para o funcionamento destes serviços neste entretanto, por forma a evitar que até ao final do corrente ano tanto o Tribunal de Família e Menores como o do Trabalho ficassem parados e sem realização de julgamentos ou diligências.
A solução encontrada pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ)encontro, através do Ministério da Justiça em articulação com o Ministério da Defesa, foi a mudança para o RI1, que dista mais de um quilómetro da malha urbana de Beja.
Fonte/Foto: Lidador Notícias