A maternidade da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, vai reabrir os balcões Nascer Cidadão para a próxima semana, dia 2 de agosto.
Este serviço permite registar os recém-nascidos imediatamente no próprio hospital ou maternidade logo após o nascimento, perante um funcionário do registo civil.
Após o registo de nascimento, é possível pedir o primeiro Cartão de Cidadão ainda na maternidade, antes da alta hospitalar da mãe, deixando de ser necessário qualquer deslocação à conservatória do registo civil.
O serviço dos balcões Nascer Cidadão, criado em 2007, foi interrompido no ano passado, no âmbito das medidas de combate à pandemia.
Estará disponível ainda, o serviço de Nascimento Online, introduzido, que permite aos pais, com meios de autenticação (Cartão de Cidadão e Chave Móvel Digital), solicitarem, através do Portal da Justiça (https://justica.gov.pt/Servicos/Registar-nascimento ) o registo de nascimento dos bebés, recebendo, via correio eletrónico, a cópia do registo de nascimento dos filhos enviada pela conservatória.
De acordo com o Ministério da Justiça, durante este processo das reaberturas, será disponibilizado também o atendimento por videoconferência, que permitirá que os pais façam a declaração por meios de comunicação à distância, conforme avança o Notícias ao Minuto.
“O agendamento das sessões de videoconferência será feito através de canais de comunicação especialmente criados para o efeito e que garantem a comunicação direta entre o Balcão Nascer Cidadão existente na Unidade Hospitalar e a respetiva Conservatória do Registo Civil”, anunciou, em comunicado.