O Bejense Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, foi distinguido com o título de doutor honoris causa pela Universidade Nova de Lisboa, pela sua contribuição “para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e no mundo”.
A cerimónia teve lugar ontem no Campus de Campolide.
A universidade Nova de Lisboa considera que, enquanto comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, entre 2014 e 2019, Carlos Moedas foi mentor da criação do Conselho Europeu de Inovação. “Esta unidade complementar do Conselho Europeu de Investigação (ERC) promove a implementação de ideias criativas e disruptivas geradas por talentos à sua aplicabilidade a casos concretos da sociedade. Incentivou também a regulamentação europeia com base na evidência científica não polarizada por interesses de grupos ou sectores, criando, para o efeito, o Mecanismo de Aconselhamento Científico à Comissão, com o apoio de todas as Academias Europeias, sem excepção, tendo por objectivo a realização de estudos, assim como propostas de recomendações, para o apoio na tomada de decisões”, adianta a instituição.
Por outro lado, refere ainda a universidade, no âmbito do novo programa-quadro, Horizonte Europa, Carlos Moedas “desempenhou um papel relevante, ao ter apresentado uma proposta com um aumento do orçamento em cerca de 30%”.
Carlos Moedas já é detentor de vários prémios nacionais e internacionais.
Fonte: onovo