Apesar da chuva, Castelo de Vide cumpriu hoje, mais uma vez, uma das tradições mais antigas que o concelho tem na altura da Páscoa.
A “Benção dos Borregos” é uma tradição secular e representa um dos momentos altos das celebrações pascais nesta Vila , um momento que deixa fascinado quem visita Castelo de Vide e um orgulho para os que ali residem.
A tradição remonta ao início do século XVI e consiste em os produtores de borregos levarem os animais junto à Igreja Matriz de Castelo de Vide, onde o Pároco local procede à sua benção.Dizem os mais velhos que o ritual deve cumprir-se para que os produtores possam ter sorte na criação e venda dos seus rebanhos.
Perante o olhar atento de quem faz questão de marcar presença, a benção foi dada esta manhã, e os criadores dos animais, celebram agora a Páscoa com mais confiança no futuro.
Um gesto de fé e crença que querem manter vivo e apesar de nos dias de hoje já não serem tantos como antigamente, ainda há quem faça questão de dar o seu contributo na preservação e salvaguarda de uma das tradições mais antigas e identitárias de Castelo de Vide, no Norte Alentejano.
As celebrações da Páscoa em Castelo de Vide têm ainda outros dois momentos altos: a tradicional “Chocalhada”, que assinala a ressurreição de Cristo, no sábado à noite, depois da Vigília Pascal, e a procissão da Ressurreição.
Foto: CNN