A Casa da Cultura de Bencatel inaugurada, há dois anos, recebeu o primeiro espetáculo, no passado sábado (7 de Novembro). Em cena esteve a peça de teatro “Reforma agrária 40 anos 3 vozes” que contou com uma fraca adesão do público.
A peça de teatro “Reforma Agrária 40 anos 3 Vozes”, é a partilha de uma coletânea de documentos e memórias que alguns jovens artistas guardaram da época da Reforma Agrária. Ao longo da peça de teatro foram evocados nomes como o de Álvaro Cunhal, Dinis Miranda, Manuel Vicente, Rogério Arraiolos. O espetáculo foi interpretado pela atriz Rosário Gonzaga e pelos atores Álvaro Corte-Real e Victor Zambujo, sendo que no último ato Luís Varela responsável pela encenação do espetáculo interage com o elenco.
Em entrevista à Rádio Campanário, a vereadora da Cultura e da Educação de Vila Viçosa, Ana Rocha, conta-nos que não foi exequível realizar um espetáculo anteriormente, devido às desadequadas infraestruturas e à falta de conclusão da obra da Casa da Cultura de Bencatel. Ana Rocha, assegura que “não é facil enquadrar todo o tipo de espetáculo nesta casa, estamos a falar de uma sala que é um auditório, portanto, para realizarmos este teatro tivemos que improvisar um espaço para os camarins.” Salienta que “quando foi projetada esta obra não foi pensada da melhor maneira possivel, a obra nem sequer foi concluída.”
Questionada sobre a temática do teatro a vereadora da Cultura e da Educação revela que “foi um espetáculo que teve o intuito de reavivar as memórias de uma Reforma Agraria que talvez seja precisa nos dias de hoje.” Acrescenta ainda que “este ano a programação para Bencatel, até ao final do ano, integra uma peça de teatro “A coisa está preta” do Grupo de Teatro Amador de Vila Viçosa, agendada para dia 29 de Novembro, mas o espaço está á disposição de todas as associações que o queiram requisitar.”