Estremoz, 04 de outubro de 2024 – A BIALE – Bienal Internacional do Alentejo está de regresso a Estremoz em 2025. A apresentação do certame que promete atrair milhares de visitantes ao Alentejo foi esta tarde apresentado em Estremoz, nas instalações do Museu Berardo .
Numa edição recheada de novidades, o evento do próximo ano vai passar por três espaços distintos: o principal no espaço industrial do parque de feira de Estremoz e os outros dois no Centro de Ciência Viva de Estremoz e no Museu Berardo Estremoz. Organizada pela ARTMOZ- Associação Cultural, conta com o apoio do Município de Estremoz, CCDRA- Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional, Entidade regional de Turismo do Alentejo, Universidade de Évora e Politécnico de Portalegre.
“Arte, ambiente e ruralidade” dão o mote para a nova edição conforme nos adiantou Carlos Godinho, Presidente da ARTMOZ que evidenciou ainda “a ligação ao mármore com a presença de um número significativo de escultores. O certame vai ainda abordar uma arte mais contemporânea . Em 2025 vai ainda ser aberto espaço para uma BIALE jovem, um desafio lançado às escolas do Alentejo, com o objetivo de ser descoberto um novo artista, o mais novo possível.”
Estão reunidos todos os requisitos para consolidar um evento cuja primeira edição foi um verdadeiro sucesso. Durante 15 dias “vai acontecer arte em Estremoz”, refere o organizador.
Já José Daniel Sadio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, congratula-se pela oportunidade dada a Estremoz de ser palco de uma evento desta envergadura destacando que “é fundamental trazer a cultura para o interior do País e é fundamental apostar na cultura”, um investimento que, segundo o Autarca, possibilita o desenvolvimento das populações, estimula o gosto dos jovens pela cultura.”
É bom termos em Estremoz o melhor que há nesta área, eventos diferenciadores que projetam ainda mais o nome de estremoz para o mundo.
A Bienal Internacional do Alentejo , vai realizar-se de 14 a 29 de março de 2025 e pretende afirmar-se como uma referência na expressão artística, incentivando a produção cultural. A sua realização em Estremoz contribui fortemente para a valorização cultural do Alentejo.