Integrada no projeto “Alentejo Bom Gosto”, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT), foi ontem, dia 9, apresentada a carta gastronómica. O documento resulta de um levantamento feito por toda a região Alentejo, o que se traduz num receituário vasto e único, de grande importância para a preservação da cultura alentejana.
Em declarações à Rádio Campanário, Ceia da Silva, presidente da ERT, referiu que o valor do projeto reside em dois pontos: por um lado, a valorização patrimonial e cultural e, por outro, a dinamização económica que vai possibilitar, assumindo-se como um apoio aos agentes da restauração.
{play}http://radiocampanario.com/sons/carta%20gastronomica_10julho.MP3{/play}
Enquadrado no projeto da ERT está ainda um conjunto de roteiros enogastronómicos, a serem lançados no final deste ano. Relativamente à carta gastronómica, o trabalho foi desenvolvido pela Confraria Gastronómica do Alentejo, ao longo do último ano e meio, sendo que o projeto pode ser enriquecido pelas pessoas, seja com o aumento de receitas ou novas variações das já existentes.