A bicentenária Biblioteca Pública de Évora (BPE) passou a emprestar à Universidade de Évora (UÉ) livros que recebe por via do depósito legal e que podem ser “úteis” na academia para “apoio curricular dos estudantes”.
Os livros cedidos têm “um nível maior de especificidade e profundidade”, mas “raramente são procurados pelos nossos utilizadores e podem ser úteis na UÉ”, afirmou hoje à agência Lusa a diretora da BPE, Zélia Parreira.
Segundo a responsável, a cedência destas publicações é feita, através de um empréstimo por tempo indeterminado, ao abrigo de um acordo de cooperação estabelecido entre as duas instituições.
Zélia Parreira considerou que estes livros podem ser “relevantes para o apoio curricular dos estudantes”, admitindo que, “se ficassem na BPE, certamente, passariam a sua vida útil no depósito, provavelmente, sem nunca serem requisitados”.
“Assim, têm a oportunidade de ficar disponíveis para o público que potencialmente os procura”, sublinhou, salientando que a parceria é benéfica para a BPE, pois, proporciona “o efetivo encontro entre livros e leitores” e “rentabiliza a coleção”.
Para a UÉ, vincou a diretora da biblioteca, também “é uma vantagem”, já que a academia alentejana tem “acesso a um fundo documental útil e sem custos”.
“Os livros nunca deixam de ser propriedade da BPE” e o seu acesso está “garantido numa das cláusulas do protocolo”, disse, notando que as publicações “constam do catálogo” da biblioteca, com a indicação do local em que se encontram.
De acordo com Zélia Parreira, os leitores interessados em livros que estejam “fisicamente localizados nas bibliotecas da UÉ, podem aceder diretamente aos serviços” da academia ou fazer o pedido na BPE, que os requisitará.
O protocolo também prevê a “possibilidade de empréstimo interbibliotecas entre as duas instituições”, em que os leitores da BPE podem pedir “o empréstimo de livros da UÉ e vice-versa”, adiantou.
Uma outra parceria com a associação de defesa do património Grupo Pró-Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo prevê o apoio da BPE na catalogação de duas bibliotecas propriedade destas instituições e a disponibilização dos respetivos registos no seu catálogo coletivo.
“Dentro de algum tempo, ao pesquisar no catálogo coletivo da BPE, os leitores terão acesso à informação sobre as bibliotecas do Grupo Pró-Évora e da que foi legada pelo embaixador José Cutileiro à Direção Regional de Cultura do Alentejo”, disse.
A BPE está a celebrar 217 anos de existência e o programa comemorativo inclui, no sábado, visitas guiadas, contos, sessões de leitura, caça ao tesouro, um torneio de jogos de tabuleiro e a inauguração da exposição “A palavra não confina”.
Criada por Frei Manuel do Cenáculo, a Biblioteca Pública de Évora, tutelada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), é beneficiária do Depósito Legal desde 1931.
O espólio da BPE, com espécies raras e únicas no mundo, inclui 664 incunábulos e 6.445 livros impressos do século XVI, além de vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e centenas de títulos de publicações periódicas.
C/Lusa