No dia 20 de Fevereiro, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal de Cuba, vai ter lugar a performance “Hoje, Não!”, num trabalho conjunto da Escola Profissional de Cuba com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (A.P.M.J).
A performance “Hoje, Não!” é uma criação da A.P.M.J. e encontra-se registada em seu nome, tendo a Escola Profissional de Cuba sido uma das Escolas escolhidas para a articulação conjunta desta Performance.
A performance “Hoje, Não!” tem como objetivo fomentar a discussão sobre os mitos e os preconceitos associados ao crime de violação, estando concebida para ter como público-alvo as/os estudantes do ensino secundário e universitário.
Esta performance enquadra-se na Temática da Violência no Namoro, assunto que ao longo do ano letivo, tem vindo a ser trabalhado na Escola e também no âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens.”
A performance “Hoje, Não!”, consiste na simulação de uma Audiência de Julgamento, com a presença real de profissionais forenses da região, professores e alunos da Escola Profissional de Cuba.
Após a reconstituição de um caso – que foi filmado e interpretado por alunos da Escola Profissional de Cuba, no seguimento do guião da A.P.M.J., inicia-se a simulação da Audiência de Julgamento.
Realizada a Audiência de Julgamento, não é de imediato proferida a Sentença. O debate abre-se para que a assistência (alunos da Escola Profissional de Cuba) se pronuncie sobre o que acabou de ver, designadamente sobre se Miguel (o personagem que cometeu violação) deve ser absolvido ou condenado.
A discussão será orientada e moderada pela Drª Aurora Rodrigues, Jurista e vice-presidente da A.P.M.J.
Após o debate os alunos da Escola Profissional de Cuba disporão de uma plataforma digital, para determinar o seu sentido de voto relativamente à sentença.
Apesar desta Performance ser dirigida a alunos da Escola Profissional de Cuba, o evento está aberto ao público em geral.