12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Boda Régia” leva Marvão ao passado: Festival transfronteiriço recria a história da chegada do Rei D. Manuel

A 19ª edição do Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, organizado pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, em colaboração do Município de Marvão, realiza-se de 1 a 4 de agosto, com programa repleto de atividades culturais, avança o Município de Marvão em nota enviada à nossa redação.

No dia 1, quinta-feira, as atividades estão agendadas para a Portagem, a partir das 21h30, com destaque para a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão (junto à Ponte Quinhentista). O programa para esta noite contempla ainda uma representação teatral, danças da época e um recital de guitarra clássica com Miguel Gromicho.

Este evento transfronteiriço, declarado como “festa de interesse turístico regional da Extremadura”, em 2016, conta ainda com um mercado típico da época, artesãos a trabalhar ao vivo, desfiles, jogos para crianças e espetáculos musicais.

Na sexta-feira, dia 2, a partir das 20h00, realiza-se o tradicional desfile das comitivas reais por Valencia de Alcántara, onde o Rei D. Manuel vai ser acompanhado por quatro dezenas de convidados marvanenses.

A recriação histórica do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, “O Afortunado”, com a Infanta Isabel de Castela e Aragão, filha primogénita dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre nos dias 3 e 4, pelas 22h00, na Igreja de Rocamador, em Valencia de Alcántara. “De amor, justiça e conveniência” é o nome da obra teatral, com texto e encenação de Javier Uriarte.

Este ano e pela primeira vez, a turma de Teatro e Dança Medieval, da Universidade Sénior de Marvão, participa na Boda Régia com várias representações teatrais e de dança, tanto na Portagem, como em Valencia de Alcántara.

Populares