A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior é, a partir deste este ano, um Quartel Electrão. Com a adesão à campanha, o quartem tem agora disponível, para a população, contentores apropriados para a recolha, para posterior reciclagem, de equipamentos eletrónicos em fim de vida.
Para além da componente humanitária e de proteção ambiental, a campanha Quartel Electrão, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, é também uma oportunidade para as associações de bombeiros reforçarem os seus equipamentos, uma vez que, para aquelas que recolham mais toneladas de eletrodomésticos, lâmpadas e pilhas, recebem também prémios monetários, o que pode ajudar na aquisição de novo equipamentos.
Segundo a Rádio Campo Maior, Luís Fava, preidente da direção dos Bombeiro de Campo Maior, apela a toda a população de Campo Maior para que faça chegar à corporação os seus equipamentos em fim de vida, e assegura que todas as ajudas são importantes para o trabalho diário da associação.
A edição do ano passado do Quartel Electrão, que foi a mais participada de sempre, tinha como primeiro prémio um veículo ligeiro de combate a incêndios, no valor de 54 mil euros. O segundo prémio era de cinco mil euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Habitualmente, com esta campanha, as associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.
Fonte: RCM