A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cuba, em colaboração com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, anunciou que o montante angariado com a recolha de donativos para apoio aos operacionais sinistrados no incêndio de Castro Verde foi entregue em montantes iguais de 2 000,00 € (dois mil euros) ao Bombeiro Carlos Heleno e à família do Bombeiro Carlos Carvalho.
De acordo com a corporação, estiveram presentes no ato o Sr. Presidente da entidade angariadora, Domingos Fabela, o Sr. Presidente da AHBV de Cuba, Filipe Chora, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cuba, José Galinha, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, Mário Batista, bem como alguns operacionais do seu corpo de bombeiros que tiveram a iniciativa da angariação e da criação do filme que a acompanhou, entre outros elementos dos órgãos sociais de ambas as instituições.
A Associação dos Bombeiros de Cuba deixa um agradecimento “a todos os que se envolveram nesta iniciativa e aproveita para informar que tudo estamos a fazer, em coordenação com a Liga dos Bombeiros Portugueses, para apoiar o Bombeiro Carlos Heleno e a sua família durante o período de recobro, bem como a família do Bombeiro Carlos Carvalho, infelizmente falecido na sequência do incidente”.
Recorde-se que dois Bombeiros da corporação de Cuba, Carlos Carvalho e Carlos Heleno, ficaram gravemente feridos num incêndio no concelho de Castro Verde, no passado mês de julho. Carlos Carvalho apresentava queimaduras de 2º e 3º graus e não resistiu aos ferimentos, acabando por falecer no Hospital de São José, em Lisboa, no dia 30 de julho. Carlos Heleno chegou a estar em coma e esteve internado durante mais de um mês e meio. Teve alta do Hospital Santa Maria, em Lisboa, na manhã de 2 de setembro.