Paula Valentim, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, falou à Rádio Campanário sobre a intervenção planeada para o quartel.
O projeto resulta de um trabalho conjunto entre o Município de Vendas Novas, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e a Secretaria de Estado da Administração Interna.
“Vamos sofrer obras de ampliação”, explica. O projeto não se destina à requalificação do edifício existente, mas à criação de um novo edifício “de raiz, que vai ser ampliação da zona operacional”, mantendo os serviços administrativos no edifício atual, avança a Presidente da Associação.
Esta valência do quartel, será construída em terreno cedido pelo município, na Avenida 25 de Abril, “numa avenida que é um eixo principal de circulação de viaturas”, possibilitando uma melhor acessibilidade às várias zonas da cidade.
O projeto cifra-se em 684 mil euros, encontram-se já disponibilizados, no âmbito do Portugal 2020, PO SEUR, uma comparticipação “em 85% da despesa”, os restantes 15% serão comparticipados pelo município de Vendas Novas.
O novo edifício conterá a secretaria de comando, “mas a secretaria para outro tipo de serviços, manter-se-á, assim com as oficinas”, declara.
Com as verbas a abranger apenas a ampliação da zona operacional, dividindo o quartel em dois edifícios, Paula Valentim declara, que “teremos que o fazer funcional”.