14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros de Vila Viçosa combatem incêndio de grandes proporções em Abrantes (c/som)

Os Bombeiros de Vila Viçosa voltaram a ser chamados para integrar a GRUATA de Évora, para combaterem as chamas em Abrantes, onde um incêndio florestal está a consumir uma grande área florestal, tendo deflagrado em Sentieiras, na freguesia de Fontes, Abrantes, na passada terça-feira.

Em declarações à Rádio Campanário o 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, referiu que foi acionada no dia 23 de agosto pelas 20h00 “a GRUATA do distrito de Évora para um incêndio em Abrantes, da qual os Bombeiros de Vila Viçosa fazem parte”, acrescentando, “fizeram a concentração em Mora e seguiram para o incêndio onde ainda permanecem”.

Instado, expressa que os Bombeiros de Vila Viçosa se encontram “na aldeia de Carvalhal onde continua ainda uma frente ativa, pelo que permanecem ainda no local”.

Salienta que, da GRUATA do distrito de Évora, “faz parte um veículo de Vila Viçosa com cinco elementos”, sendo constituida na totalidade por 32 elementos.       

Ao que conseguimos apurar, neste momento estão no terreno 690 bombeiros apoiados por seis meios aéreos, quatro helicópteros e dois aviões e 217 viaturas.

 O incêndio de grandes dimensões tem estado próximo de algumas habitações, tendo ardido já duas habitações, uma em Carvalhal, no concelho de Abrantes, e outra em São Simão, no concelho de Sardoal, aldeia que foi evacuada, tendo os cerca de 50 habitantes pernoitado no quartel dos bombeiros.

Além destas habitações, o fogo, que se iniciou às 15h51 de terça-feira em Sentieiras, na freguesia de Fontes, no concelho de Abrantes, alastrou depois ao concelho vizinho do Sardoal e destruiu alguns barracões e arrumos.

Também seis pessoas, quatro bombeiros e dois civis, ficaram feridos, tendo dois bombeiros sido transportados para uma unidade de saúde, não inspirando, contudo, cuidados, e os restantes feridos foram assistidos no local.

 

 

Populares