Numa cerimónia pública realizada hoje na Praça da República, os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa apresentaram duas novas viaturas que vão reforçar a capacidade de resposta desta corporação tão essencial à comunidade. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa e da Caixa de Crédito Agrícola de Vila Viçosa do Alentejo Central.
Artur Carapinha, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, exprimiu a sua gratidão: “É um agradecimento que faço aqui de viva voz, à Caixa de Crédito Agrícola, à câmara Municipal de Vila Viçosa nomeadamente e aos seus representantes, a minha gratidão por este apoio, tão significativo.”
As viaturas apresentadas incluem uma ambulância, destinada ao transporte de doentes não urgentes, especialmente adaptada para transportar cadeiras de rodas, e uma viatura adquirida pela Câmara Municipal destinada à Proteção Civil.
Nesta entrevista Artur Carapinha sublinhou não apenas a entrega das viaturas, mas também a necessidade contínua de recursos e voluntários para manter a operacionalidade da corporação. Acrescentou “Atualmente há dificuldade em arranjar bombeiros, a corporação tem três EIPs , temos duas ativas e vamos ter a terceira EIP muito em breve.
As EIPs (Equipas de Intervenção Permanente) são suportadas em 50% pelo Estado e 50% pela autarquia, refletindo a colaboração entre as entidades governamentais e locais na gestão de emergências.
Artur Carapinha concluiu com um apelo à juventude para se envolverem mais ativamente nos serviços de socorro, reforçando o compromisso da comunidade para com a segurança e o bem-estar da população de Vila Viçosa.