Os bombeiros do distrito de Évora vão ter em breve acesso a um cartão único que trará benefícios aos bombeiros voluntários de 14 concelhos integrantes da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, revelou o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, Paulo Alves.
Durante a cerimónio de apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), que decorreu em Montemor-o-Novo, Paulo Alves falou sobre a criação desse mesmo cartão que pretende trazer benefícios para os bombeiros do distrito de Évora.
Segundo o mesmo, existe urgência em atrair bombeiros voluntários, e para isso é necessário o apoio do Estado, juntamente com medidas de apoio ao voluntariado.
A criação do Cartão Distrital do Bombeiro foi recentemente aprovado depois de a Federação de Bombeiros do Distrito de Évora ter reunido com a CIMAC para discutir o assunto.
O Cartão de Bombeiro Distrital está disponível para todos os bombeiros da região de Évora e proporcionará benefícios a nível municipal. Isto significa que os bombeiros com este cartão vão poder usufruir de descontos em equipamentos municipais, reduções de IMI, contas de água e outras áreas reguladas pela autarquia. O cartão é válido nos 14 municípios do Alentejo Central.
Esta iniciativa visa incentivar os jovens a ingressarem nos bombeiros voluntários e, ao mesmo tempo, manter os bombeiros atuais na atividade.