12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros do Distrito de Évora receberam equipamento de combate a incêndio (c/som e fotos)

A Praça da Liberdade na cidade de Reguengos de Monsaraz foi o local escolhido, na manhã de domingo, 6 de junho, para a cerimónia de entrega, pela Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, de diverso equipamento de proteção individual, rádios SIRESP, e quatro de seis viaturas adquiridas através de candidatura aos quadros comunitários, às 14 corporações de bombeiros do distrito de Évora, com o alto patrocínio da Carmim.

Estiveram presentes, o Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, a Presidente da CIMAC, o Presidente da CARMIM, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, do Comandante Operacional de Évora da Proteção Civil, do Comandante Operacional Municipal de Reguengos de Monsaraz, Comandantes, Elementos do Quadro de Honra, Presidentes da Direção e Bombeiros Voluntários dos Corpos de Salvação Públicos dos Concelhos do Distrito de Évora e Órgãos Sociais do Movimento Associativo.

A Rádio Campanário acompanhou a cerimónia e falou com Inácio Esperança, Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora que explica que o equipamento entregue às corporações resulta de uma candidatura da Federação de Évora em associação com as Federações de Portalegre e Santarém ao POVT, “um investimento a rondar os 2 milhões de euros”, referindo, “ainda falta duas das seis viaturas num total de 4 milhões de euros, também adquiridas com candidatura ao QREN”.

Ainda assim, Inácio Esperança refere que as necessidades dos bombeiros não ficam saciadas, “o material de proteção individual é de alto desgaste e se forem épocas de muita solicitação ao fim de dois anos têm que se comprar”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Bomb%20inacio%20Esperanca7julho14.MP3{/play}

O Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, disse à Rádio Campanário que a corporação de Vila Viçosa recebeu “uma manga para um extrator e cinco rádios portáteis da rede SIRESP e uma plataforma para carregamento dos rádios”.

Nuno Pinheiro, refere que “o material adquirido é fundamental, não nos podemos queixar muito, estamos bem equipados”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Bomb%202%20comandante%20VV7julho14.MP3{/play}

À Rádio Campanário, José Ribeiro, Comandante Das Operações de Socorro do Distrito de Évora realça que “é uma melhoria para todos, para as operações, para podermos ter uma melhor organização e melhor coordenação das operações e para a segurança dos bombeiros que é a principal prioridade”.  

{play}http://radiocampanario.com/sons/Bomb%20comandante%20jose%20ribeiro7julho14.MP3{/play}

Para o Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, “foi um dia muito importante, os bombeiros portugueses foram criados há 625 anos por um conjunto de mulheres e homens que se auto organizaram para criar uma estrutura para defesa dos e haveres e hoje viu-se um grande momento”. 

Jaime Soares acrescenta, “o poder local tem que estar sensibilizado para os problemas, aqui faltou uma componente, o poder central através do MAI, mas acreditamos que o amanhã vai ser melhor que hoje”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Bomb%20pres%20liga%20bombeiros7julho14.MP3{/play}

Populares