Entre os dias 6 e 8 de julho, decorre em Borba, o 1º Fim de semana do caracol, com 20 restaurantes aderentes e várias atividades e espetáculos musicais, numa iniciativa das Juntas de Freguesia de São Bartolomeu e da Matriz, com o apoio do Município.
Em declarações à RC, Maria da Luz Véstia, presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu (Borba), afirma que surgindo como uma primeira edição, poderá não corresponder totalmente ao idealizado, mas garante que foi promovido com um grande esforço de todos.
Mais acrescenta ser esta uma ideia já com “uma certa idade”, que foi agora concretizada.
Questionada sobre as alterações que levaram a que fosse agora possível a realização do evento, aponta a relação e diálogo entre as duas freguesias, como um todo, em prol de Borba.
Mais acrescenta considerar “ideal” a escolha da Avenida do Povo para a realização dos espetáculos e iniciativas, apesar de haver alguma incompreensão por parte de algumas pessoas.
Relativamente ao formato escolhido, que contrariamente a outros que têm o caracol como tema central, não concentra a restauração num único espaço, Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz (Borba), afirma à Campanário, que se trata de adaptar o evento aos escassos recursos das juntas.
Desta forma, pretende-se evitar a dependência do município, e garantir a sustentabilidade do evento por mais edições.
Este “fim-de-semana nasce de um querer de todos”, e visa imprimir dinâmica à cidade e “trazer mais pessoas para Borba”.
A lista de restaurantes aderentes contempla estabelecimentos que normalmente não confecionam o produto, e que o vão fazer para “participarem connosco neste fim-de-semana”.
Inclui ainda pelo menos dois restaurantes, que avançaram incluir na sua ementa, ao longo do fim de semana, dois pratos de caracol diversificados do tradicional.
O evento foi inaugurado com uma atuação da Banda Filarmónica de Borba.
{gallery}borba_caracol_18{/gallery}