A Delegação de Borba da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveu na passada quarta-feira (16 de Outubro) a sua primeira iniciativa de sensibilização.
Uma caminhada, que contou com a parceria do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho, à qual aderiram dezenas de crianças e adultos, que se concentraram no largo da Câmara Municipal de Borba.
Esta caminhada visou assinalar a prevenção e a luta contra este tipo de cancro, considerado o mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte, sendo outubro o Mês Internacional da Luta Contra o Cancro da Mama.
Em declarações à Rádio Campanário, Maria de Lurdes Trindade, da Delegação de Borba da Liga Portuguesa Contra o Cancro, disse-nos que foi incentivada a participação das crianças, porque são elas “um fator de transmissão para os pais”. Sobre a prevenção do cancro da mama as responsável disse-nos que “um diagnóstico feito a tempo, é a cura”, afirmando mesmo que “as pessoas não podem ter medo, têm de enfrentar e dar a cara”:
{play}http://radiocampanario.com/sons/caminhada_cancro_borba_17out.mp3{/play}
Recordamos que em Portugal, anualmente são detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.