18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Centro de Apoio a Deficientes da União das Misericórdias comemorou o primeiro aniversário “a viver para fazer viver” (c/som e fotos)

O Centro de Apoio a Deficientes Luis da Silva, da União das Misericórdias, localizado no concelho de Borba, comemorou no passado dia 25 de Novembro o seu primeiro aniversário.

Uma efeméride que foi comemorada com uma pequena festa em que participaram os próprios utentes, os seus familiares e entidades convidadas.

Presentes na cerimónia estiveram o Diretor da Unidade, Aurelindo Ramalho, o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, Sónia Ramos, o Vice-presidente da União das Misericórdias, Carlos Andrade, bem como Cardoso Ferreira, do Concelho Nacional da União das Misericórdias e também o Delegado Regional do IEFP, José Palma Rita.

A Rádio Campanário esteve presente neste evento e falou com Aurelindo Ramalho, responsável pelo centro, que nos disse “que o centro veio colmatar uma lacuna que havia no país e que até agora correspondeu às expetativas e vai progredir e vai viver para fazer viver aqueles que infelizmente não têm voz, não têm quem os defenda e os apoie”, afirmando ainda que “estamos quase a atingir a capacidade total do centro”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/unidade_aurelindo_ramalho26nov14.mp3{/play}

Por sua vez o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, disse-nos que  este é um centro que permite “às pessoas com poucas condições físicas e mentais de terem um sitio onde são bem tratadas e possam evoluir”. Congratulando-se ainda com os postos de trabalho que este centro veio criar no concelho.

{play}http://radiocampanario.com/sons/unidade_anselmo26No14.mp3{/play}

Recordamos que o Centro Luís da Silva é terceiro equipamento da UMP dedicado ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda. Com uma área coberta de seis mil metros quadrados e capacidade para 72 pessoas em lar residencial e 50 em centro de atividades ocupacionais, o Centro dispõe de salas para atividades ocupacionais, piscina, campo exterior para atividades físicas (como o boccia), ginásio, sala de snozelen, salas de apoio técnico, gabinetes de medicina, fisioterapia e enfermagem, quatros duplos e individuais e refeitório, entre outros. 

Populares