Entre os dias 18 e 20 maio, o município de Borba e os comerciantes do concelho vão promover a “Iniciativa Escudo”. Durante três dias, os estabelecimentos comerciais aderentes recebem a antiga moeda de escudo nas transações comerciais efetuadas.
Para a realização da iniciativa, o município local recolheu junto do Banco de Portugal informação sobre as notas ainda aceites e os prazos para troca das mesmas.
Poderão ser entregues notas de 500 escudos com as efígies de João de Barros e Mouzinho da Silveira, de mil escudos com as efígies de Pedro Álvares Cabral e Teófilo Braga, de 2 mil escudos com a efígie de Bartolomeu Dias, de 5 mil escudos com as efígies de Vasco da Gama, Antero de Quental e António Sérgio, e 10 mil escudos com as efígies do Infante D. Henrique e Egas Moniz.
As notas recolhidas serão, posteriormente, trocadas no Banco de Portugal. A iniciativa visa dinamizar o comércio local e possibilitar a troca de notas de escudo por quem ainda disponha de valores na antiga moeda.
Esta é uma das várias iniciativas que o município de Borba pretende lançar, em conjunto com os empresários locais, para fomentar a atividade comercial no concelho, que têm vindo a ser preparadas em diversas reuniões com os empresários da restauração, hotelaria, comércio local e antiguidades.