A Junta de Freguesia de São Bartolomeu comemorou o Dia Mundial da Árvore em simultâneo com o Dia Mundial da Poesia, promovendo várias atividades desenvolvidas em conjunto com as crianças da Creche, ATL e dos utentes do Lar da Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia, em Borba.
Nesta iniciativa pedagógica dezenas de crianças aprenderam a plantar árvores, tendo sido plantadas árvores de diferentes especies, enquanto os cerca de vinte e cinco utentes da Oficina do Idoso decoravam árvores da via publica com retalhos de crochet.
Um evento que foi acompanhado por algumas declamações de poesias da autoria de poetas locais.
De seguida os mais pequenos foram convidados a visitar a futura Quinta Pedagógica tendo a oportunidade de observar o crescimento de algumas plantas.
Em entrevista à Rádio Campanário o presidente da Junta de Freguesia de S.Bartolomeu, Paulo Aires, fala sobre a pertinência desta visita das crianças da Creche e do ATL à Quinta Pedagógica, revelando que “promovemos este encontro num espaço que será inaugurado em breve, para que as crianças possam ter um contacto directo com as práticas agrícolas e sintam vontade de regressar".
Está previsto que para aém de uma zona de cultivo, seja também integrada uma àrea reservada para animais.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de S.Bartolomeu, “pretendemos que este local seja uma mais valia para as crianças do concelho”.
A esta Estação Emissora o autarca da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, diz-nos que “estas celebrações são extremamente importantes que os utentes se sintam ocupados e possam exibir os trabalhos que têm vindo a desenvolver de modo a serem valorizados”.
Destaca ainda que “neste género de ações é promovido um convivío intergeracional que viabiliza a transmissão de inúmeros valores, tais como o respeito pelo meio ambiente, que está subjacente a todas as experiências que foram proporcionadas a pequenos e graúdos nesta sessão.”