16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba “expõe” devoção e fé inabaláveis:“O Senhor dos Aflitos toca qualquer Borbense; é a nossa identidade ”diz Pres. da CM(c/fotos)

Borba, 03 de agosto de 2024 – Foi esta tarde inaugurada, no Celeiro da Cultura, em Borba, a Exposição “Devoção e Fé ao Senhor Jesus dos Aflitos”, uma organização do Município de Borba e da Irmandade do Senhor Jesus dos Aflitos.

Esta exposição foi organizada para assinalar a celebração das tradicionais festas de Borba em honra deste Santo, festas de cariz religioso e que ao longo dos anos foram ganhando também um cariz cultural.

As tradicionais festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos são já uma referência na região atraindo milhares de visitantes em particular para participarem nos momentos religiosos realizadas, em especial a tradicional Procissão.

A sessão de inauguração contou com um momento musical através da participação da Tuna Sénior que interpretaram o Hino do Senhor Jesus dos Aflitos.

António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba, na inauguração desta exposição, enalteceu a Fé e devoção dos Borbenses reiterando a vertente religiosa das festas como a componente mais importante para o povo desta cidade. O Autarca referiu “esta exposição surge com a intenção de clara de juntar pessoas , aqui cada um deu o seu contributo mostrando o que tem relacionado com o Senhor dos Aflitos.”

António Anselmo sublinhou que desde sempre estas festas “fizeram regressar à terra muitas pessoas que daqui tinham saído, mas sempre com o objetivo de verem o Senhor dos Aflitos, numa clara demonstração de Fé.”

Para o Presidente do Município “o Senhor dos Aflitos toca qualquer Borbense, seja velho ou novo”, algo com que o Autarca se congratula porque, como refere, “um povo que esquece a memória que tem não é um povo e Borba é povo que tem memória e história e o Senhor dos Aflitos junta tudo isto.

A exposição é composta por imagens, vestes religiosas, cartazes alusivos às Festas de antigamente e um espólio de fotografias que permite reviver as celebrações de outros anos. Esta exposição é, acima de tudo uma mostra da religiosidade dos Borbenses, na devoção que têm ao Senhor Jesus dos Aflitos e pode ser visitada até ao próximo dia 31 de agosto.

Populares