Foi inaugurada no passado sábado, dia 4 de junho, pelas 15h00, a Quinta Pedagógica da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, junto às piscinas descobertas, tendo havido muita animação com insufláveis, oficinas de modelagem e pintura, balões e pinturas faciais, jogos e atelier de jardinagem, atividades dinamizadas pela GNR de Évora, Agrupamento de Escuteiros de Vila Viçosa, Oficina da Criança do Município de Borba, Santa Casa da Misericórdia de Borba (Jardim de Infância e Oficina do Idoso) e Agrupamento de Escolas de Borba.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia inaugural e falou com o Presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, Paulo Aires que começou por referir que o executivo desta Junta de Freguesia, pensou “em ocupar este espaço, e fazer uma Quinta Pedagógica e criar um espaço de lazer”, salientando que “hoje em dia, devido às novas tecnologias e aos computadores, os miúdos não sabem como é que nasce uma alface (…) queremos tirá-los um bocadinho disso, mexerem com a terra e estarem à vontade, sentirem-se felizes que é o que nós, enquanto junta pretendemos, ter as crianças felizes e sentirem-se bem”.
Paulo Aires expressa que a Quinta Pedagógica “é um espaço de lazer para que todas as associações de Borba possam usufruir do espaço, e interagirem umas com as outras. Temos futuramente um pavilhão ao lado que pensamos poder ser uma mais valia para Borba, para uma festa de aniversário, um batizado, um casamento ou outros eventos e está no centro da cidade. Fazemos estas pequenas coisas com grande sacrifício mas temos essa boa vontade e queremos fazer e ir um bocadinho mais além”.
Instado, refere que a Quinta Pedagógica “é o início da requalificação deste espaço. Já tivemos aqui o Agrupamento de Escolas a fazer um estágio curricular no ramo da agricultura que correu muito bem, temos já muita coisa plantada, queremos dinamizar o espaço, dinamizar Borba e queremos levar o nome de Borba mais além”.