Sexta-feira, dia 8 de dezembro, decorreram em Borba, as inaugurações do Presépio Animado e do Presépio de Rua, que estarão patentes na cidade, até ao dia 6 de janeiro de 2018.
O Presépio animando, exposto no Celeiro da Cultura, é composto por cerca de 1500 peças, das quais, mais de uma centena são animadas, diz à RC, José Grego, um dos detentores do presépio.
Elaborado juntamente com Rosa Aparício e António Santo, o presépio que tem vindo a crescer de ano para ano, requereu “à volta de 18 dias” de montagem, acrescendo os dias de preparação das peças do presépio, feita ao longo do ano.
Apresentado há 4 anos no Celeiro da Cultura, o presépio foi inicialmente exposto em casa, “aumentando um bocadinho”, de ano para ano.
António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba, em declarações à RC, afirma ser “um privilégio” para Borba, ter “pessoas que têm capacidade de mostrar aquilo que é deles”, aumentando de qualidade e de empenho na rua realização, de ano para ano.
Relativamente ao Presépio de Rua exposto no Largo da Fonte das Bicas e composto por dezenas de peças de grande escala, o autarca aponta ser um espaço composto por “peças lindíssimas”.
Deixando um agradecimento “a Carlos Bacalhau (antigo funcionário do município) que fez praticamente todas estas peças”.
Mais acrescenta, que a iniciativa dinamizará todas as “atividades económicas em redor da praça”, nomeadamente “o comércio tradicional e a restauração”.
“O pouco que podemos dar aos outros vale sempre a pena, e Borba tem muito para dar”, conclui.
{gallery}borba_ina_presepios{/gallery}