12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Mais de 250 crianças e jovens participaram no interescolar Tag Rugby (c/som e fotos)

O Campo Municipal de Borba recebeu, esta terça-feira, 16 de março, a competição de Tag Rugby regional que foi disputada por 10 escolas, contando com cerca de 250 participantes.

Uma competição em que participaram o Agrupamento (AGR) de escolas de Borba, AGR n2 Évora, AGR n3 de Évora, AGR n2 Elvas, AGR n3 Elvas, AGR Sousel, Salesianos de Évora, Escola Sec S. Lourenço de Portalegre, AGR Vila Viçosa, AGR Mourão.

O Tag Rubgy que pode ser praticado por equipas mistas constituídas por ,5 ou 7 elementos, consiste na eficácia dos jogadores em correr, fintar e efetuar passes com o objetivo de ultrapassar a linha de ensaio adversária colocando a bola oval ,no solo, de forma a pontuar. A placagem é substituída pelo ato de retirar a fita ao jogador atacante.

O regulamento específico desta modalidade prevê que as equipas integrem, no minímo, dois rapazes e duas raparigas.

A Rádio Campanário esteve no local e falou com o  coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Borba, Francisco Chouriço, que nos revelou a importância deste encontro de interescolas, afirmando que “  nesta competição estamos a apurar  equipas de infantis, iniciados e juvenis para o encontro nacional que irá decorrer em maio, em Aveiro”.

Segundo Francisco Chouriço “ esta é uma modalidade de iniciação e adaptação ao rugby  onde o contato fisíco é trocado pelo o uso de cintos (tag) de modo a que não seja um desporto violento”.

 

A esta Estação Emissora o representante da Associação de Rubgy do Sul ,Afonso Nogueira, diz que “ esta iniciativa é uma aposta na formação e no desenvolvimento dos clubes do Alentejo sendo que a implementação de mais equipas na região permite que haja uma afirmação deste território a nível da pratica da modalidade”.

Afonso Nogueira felicita o Clube de Rugby borbense considerando que “ são um motor na região, sem eles seria impossível realizar esta atividade com  supervisão técnica e pedagógica é , portanto, um modelo de proximidade com a comunidade escolar que deve ser replicado noutras partes do país “.

 

 

Para , o porta-voz do Clube de Rubgy, Luís Pé Curto “ participamos nesta competição com dez voluntários que arbitraram várias partidas e partilharam a sua experiência com os alunos”.

O porta-voz fala sobre as dificuldades que o clube enfrenta ,realçando que “ atravessamos uma fase pautada pela falta de recursos humanos.” Refere ainda que “ apesar de sabermos que é difícil incutir esta pratica no panorama desportivo do Alentejo,  acreditamos que uma vez que alcançarmos esse objetivo os atletas irão ficar afetos a modalidade”.

 

O evento foi organizado pelo Agrupamento de Escolas de Borba em parceria com a Associação de Rugby do Sul e com o Clube de Rugby local.

De seguida apresentamos a lista das equipas apuradas por Agrupamento de Escolas (AE):

Infantis B

Iniciados

Juvenis

AE nº2 de Elvas

AE nº2 de Évora

AE Vila Viçosa B

AE nº 2 dos Salesianos

AE Borba

AE Vila Viçosa C

 

Infantis B

1º- Agrupamento Vertical de Escolas nº2 de Elvas;

2º- Agrupamento de Escolas nº 2 de Salesianos

Iniciados

1º Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora

2º Agrupamento de Escolas de Borba

Juvenis

1º Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa B

2º Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa C

 
 

Populares