Na passada sexta-feira, dia 1 de março de 2024, a Oficina do Idoso na Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba acolheu com entusiasmo a 2ª Edição dos “Fados”, uma iniciativa integrada no projeto “Aldeia Cultural 2024”. Após o enorme sucesso da edição anterior, a instituição decidiu dar continuidade a esta atividade, visando dinamizar a cultura na comunidade local.
A noite, carregada de encanto, boa disposição, requintada gastronomia e uma atmosfera a rigor, revelou-se um enorme sucesso, com a presença de uma casa cheia, composta por quase uma centena de pessoas. Durante toda a noite, o palco recebeu muitas emoções e atuações improváveis, repletas de sentimento e magia, que cativaram e entretiveram todos os presentes.
O destaque da noite recaiu sobre José Fialho, Fadista e Professor de História na Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba. Homenageado nesta noite memorável, José Fialho, que chegou à instituição “há cerca de dois anos, tornou-se uma figura muito querida para todos”, revela a Santa Casa da Misericórdia de Borba em uma publicação nas redes sociais. Além de criar um espírito envolvente nas aulas de História, o evento proporcionou a oportunidade ideal para presenteá-lo com uma lembrança especial, em reconhecimento pela sua dedicação.
As excelentes atuações dos artistas também foram enaltecidas, com destaque para as vozes marcantes de José Fialho, Josefa Isabel, José Raposo, Fernanda Clérigo, Carlos Arvanas, Rute Sousa e Célia do Carmo. A mestria na Guitarra Portuguesa ficou a cargo de Nuno Cirilo, enquanto a Viola foi comandada por Jorge Clérigo.
A 2ª Edição dos “Fados” não apenas proporcionou uma noite cultural rica e diversificada, mas também reforçou os laços comunitários, promovendo a união e a partilha de emoções através da música.
Esta noite de fados insere-se na comemoração dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Borba.