Desde o passado dia 1 de dezembro do ano transato que estão a decorrer diversas atividades integradas no projeto “Um Dia Pela Vida”, em Borba. Foi nesse âmbito que decorreu no Cineteatro local, a palestra subordinada ao tema “O Papel da Fisioterapia e da Nutrição na Oncologia”, que contou com a presença da fisioterapeuta Leonor Martelo e da dietista Ana Paula Pereira.
A Rádio Campanário esteve presente e acompanhou esta iniciativa que procura educar para a prevenção do cancro, informar e, ao mesmo tempo, angariar fundos para os programas da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Celeste Lopes, responsável pela equipa que promoveu a palestra, disse que a intenção é alertar para outras coisas que ajudam, para alem dos medicamentos, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos doentes oncológicos.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Borba%20Celeste%20Lopes%20ok.mp3{/saudioplayer}
A fisioterapeuta Leonor Martelo frisou que existem muitas pessoas que não sabem que existe a fisioterapia na oncologia e daí dar a conhecer em que consiste o seu trabalho nesta área e ajudar a descomplicar o muito tempo que os doentes passam no hospital.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Borba%20Leonor%20Martelo%20ok.mp3{/saudioplayer}
A dietista Ana Paula Pereira considera que é muito importante a nutrição no doente oncológico, porque a alimentação ajuda no tratamento e na prevenção da doença, melhora o sistema imunitário e permite reduzir o tempo de internamento.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Borba%20Ana%20Paula%20Pereira%20ok.mp3{/saudioplayer}
As iniciativas do projeto “Um Dia Pela Vida” em Borba irão decorrer até ao próximo dia 13 de Abril.