Realizou-se em Borba, no dia 13 de Setembro, a 23º Festa da Malha, promovida pela autarquia local, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo – CIMAC e com mais 14 concelhos do Distrito de Évora. A Festa teve lugar no Parque de Feiras da cidade e contou com cerca de 400 participantes.
A Festa da Malha, promovida desde 1993, destinando-se, sobretudo, à população do Alentejo Central, reúne quase sempre meia centena de participantes. Trata-se de um torneio composto por duas fazes, sendo que numa primeira em sistema de campeonato e na seguinte por eliminatórias.
De acordo com António Anselmo, Presidente da Câmara Municipal de Borba, esta tradição, que ainda se mantém bem viva neste município, “ (…) deve muito ao Grupo Desportivo e Cultural da Matriz, que sempre apostou na malha, na poesia e alguns desportos tradicionais”.
A Festa da Malha resulta, para além da parceria com a CIMAC, também da participação de 14 municípios do distrito de Évora, em que o importante é “ (…) o trabalho, o convívio e o almoço”, referiu à nossa estação emissora António Anselmo. O mais interessante deste jogo para o edil é sem dúvida o facto de o árbitro ser ele próprio jogador, “ (…) o que revela uma grande formação por parte deles (…) podem discutir mas acima de tudo entendem-se”, revelou.
Para o próximo ano, e quanto à Malha, António Anselmo espera que seja formada, em Borba, uma equipa feminina para competir neste torneio.