Hoje dia 21 de dezembro realizou-se o tradicional almoço de Natal dos Idosos, organizado pela parceria da Junta de Freguesia da Matriz e de São Bartolomeu, com o apoio da Câmara Municipal, no Pavilhão de Eventos de Borba.
O Presidente da Câmara Municipal, António Anselmo, prestou homenagem no seu discurso a todos aqueles que já partiram com um simbólico minuto silêncio e falou no desaparecimento do habitante de Borba, Marcolino Ilhéu.
Aos microfones da Rádio Campanário tivemos o presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Leonel Infante e a presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu Maria da Luz Véstia.
Segundo Leonel Infante, este evento visa o convívio entre os idosos, relembrando a população bastante envelhecida que Borba contém, o presidente de Junta ainda referiu que este almoço de Natal para muitos dos participantes é como se fosse a sua Noite de Natal.
“Cabe a nós, enquanto estivermos nestes lugares, tentarmos proporcionar as melhores condições para que eles se divirtam” revelou, Leonel Infante, que ainda deixou um agradecimento, a José Bilro que cedeu os vinhos entregues nas oferendas e àquela que é, a banda filarmónica mais jovem do Alentejo, a Banda Filarmónica de Borba que esteve presente neste evento mais um ano, que contou com cerca de 380 idosos.
A presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, salientou o sentimento de gratidão que as pessoas que estiveram envolvidas na organização deste evento partilham, pois os idosos que foram recebidos neste almoço, segundo Maria da Luz Véstia, “necessitam de atenção, necessitam de conviver, necessitam de se sentirem importantes e de que ainda fazem parte da sociedade”.
Tal como Leonel Infante frisou, para a presidente, este foi um momento bastante especial para algumas destas pessoas, algumas que já não vão tendo muitos familiares, “a família de Borba”, como nos conta Maria da Luz, surge para acolher estas pessoas.
{gallery}natalborba{/gallery}