A freguesia de Rio de Moinhos (Borba), tem um projeto para recuperação da levada, pretendendo a sua valorização em termos turísticos, nomeadamente com a criação do “passeio dos caminhos da levada”, explica a esta estação emissora, José Manuel Barroso, tesoureiro da Junta de Freguesia, em declarações à Campanário.
As intervenções direcionam-se para a “limpeza da vegetação” que apresenta, e o conserto de roturas, havendo partes em que “está com perda total da água”, num investimento de 15 mil euros numa primeira fase, com o apoio de fundos comunitários.
“Queremos recuperar este património e inseri-lo em projetos turísticos”
José Barroso aponta a importância da valorização e preservação deste património “de algum valor para a localidade”, evitando a continuidade da sua degradação.
Este projeto irá complementar os esforços que têm vindo a ser feitos pelo município, na recuperação do moinho “junto a essa levada”.
A freguesia de Rio de Moinhos deve o seu nome a este circuito de água que, juntamente com a ribeira adjacente, “mantinha muitos moinhos a funcionar”, explica, apontando ainda a importância de dar a conhecer o facto aos jovens.