A Santa Casa da Misericórdia de Borba em parceria com a Casa da Cultura da Orada realizou , no passado sábado, 28 de maio, o primeiro Encontro de Culturas de música de Folclore e Cante Alentejano que teve lugar no Pavilhão da instituição.
Nesta tarde musical que contou com a presença dos utentes séniores da Santa Casa da Misericórdia de Borba e da população, subirão ao palco o Rancho Folclórico “ Cravos e Rosas do Alentejo” de Orada, o Rancho Folclórico Vila Meã, do Carregado do Sal, e Grupo Coral da Freguesia de S. João de Negrilhos, de Aljustrel.
A Rádio Campanário esteve presente no evento e falou sobre a sessão cultural com o diretor da Casa da Cultura da Orada, Paulo Laranjo, que nos revelou que “o folclore é uma familía e no fundo este encontro de culturas, este convivío leva-nos a sentir-nos em casa”.
Destacou ainda que “ este é o primeiro evento que a Casa da Cultura da Orada realiza em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Borba que a avaliar pela forma como correu, foi o primeiro de muitos encontros possivelmente”.
Segundo Isa Gila , coordenadora técnica da instituição, “ é com muito agrado e boa disposição que os nossos utentes receberam este tipo de convívio que de alguma forma faz com que se recordem de tradições antigas que na sua mocidade viviam”. Frisando que “ verem estas crianças e estes jovens a atuar para eles é muito gratificante, verem que as tradições não ficaram no passado”.
Realçando “ já que os nossos utentes não se podem deslocar compete-nos a nós trazer este genéro de atividade para que eles possam nunca esquecer e relembrar sempre aquilo que são as tradições e a sua cultura”. Acrescentando ainda que “ temos muitos utentes da Orada e notou-se na apresentação do grupo da terra , o entusiasmo,o recordar e o reviver de pessoas que de alguma forma eles conhecem e lhes trazem boas lembranças”.