Foi esta manhã inaugurada a 32ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba.
Este é um dos maiores certames do Alentejo que promove o melhor do concelho de Borba e a Região Alentejo. Com destaque para os VINHOS, a gastronomia, artesanato, produtos regionais de excelência, marcam também presença assim como um vasto programa programa cultural e lúdico.
A Sessão Solene de Abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Borba , António Anselmo, que em declarações aos jornalistas, após a inauguração, começou por nos referir “preparámos tudo, a máquina está montada, o resto é esperar que as pessoas adiram.”
Questionado pela Rádio Campanário quais as diferenças da edição deste ano face à do ano Passado, o Autarca sublinhou que em termos básicos “não existem grandes diferenças” acrescentando contudo que “a edição deste ano conta com a participação de mais expositores.”
Esta 32ª edição da festa da Vinha e do Vinho apresenta um programa muito diversificado e decorre até ao próximo domingo, dia 12 de novembro.
O Presidente da Câmara Municipal de Borba destacou ainda “quando fazemos este tipo de eventos é para as pessoas se governarem ; promovemos aquilo que é importante – o vinho-, a nossa gastronomia .”
A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Borba, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Região Alentejo, a ATEVA e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Sobre este trabalho em rede, António Anselmo adiantou “com um trabalho de equipa chegamos ao nosso objetivo, promover aquilo que é nosso.”
O Vinho é um dos motores da economia local do concelho de Borba. Sendo o produto estrela deste certame, o Presidente da Câmara diz “tenho muito orgulho que Borba seja importante no setor do Vinho” realçando “quando os mármores começaram a ir por aí abaixo, o vinho conseguiu compensar.”
António Anselmo conclui referindo que Borba é um exemplo porque “para além de termos vinhos com muita qualidade, temos vinhos com sustentabilidade e isso é um selo de referência para o que pretendemos.”